5 Óleos Essenciais para o Inverno!

 

1. Óleo Essencial de Eucalipto
O primeiro óleo essencial da nossa lista é o de eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata). Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas.

O óleo essencial de eucalipto tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica. Usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre, e também para espantar insetos, como tônico geral e para amenizar as dores de reumatismo.

2. Óleo Essencial de Orégano
Esse óleo tem propriedades antioxidantes, antifúngicas, antiparasitárias, antibióticas e antibacterianas que garantem ação contra gripes, resfriados, pneumonia, alergias e infecções causadas por bactérias e fungos. Também é usado para aliviar dores de cabeça, tratar micose, úlceras, infecções do trato urinário, candidíase e cólicas.

3. Óleo Essencial de Tomilho
O óleo essencial de tomilho é excelente para o inverno. Ajuda a tratar o sistema respiratório em: bronquite crônica, catarro nas vias respiratórias, catarros crônicos, sinusite, tosse e inflamações da boca e garganta. O óleo ajuda na desobstrução das vias aéreas e problemas respiratórios.

4. Óleo Essencial de Hortelã
O óleo essencial de hortelã-pimenta é um analgésico natural muito eficaz para o relaxamento muscular. Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça.

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.

5. Óleo Essencial de Ravensara
Esse óleo é rico em propriedades antibióticas, antivirais, antifúngicas, antialérgicas, analgésicas, antiespasmódicas e expectorantes. Devido a esses benefícios, o óleo essencial é indicado como auxiliar no tratamento de: gripes, resfriados e pneumonia. Vale mencionar que, no caso da gripe, graças ao poderoso efeito antiviral do óleo, o tempo de recuperação é consideravelmente reduzido.