Conheça os alimentos que previnem a queda de cabelo

 

 

Investir em uma alimentação nutritiva e rica em vitaminas auxilia na redução da queda de cabelo!

A saúde dos cabelos reflete-se pela manutenção de bons hábitos, o que inclui uma alimentação saudável e rica nos nutrientes mais benéficos aos fios o que ajuda no combate a queda de cabelo e outros problemas comuns.

Assim como uma alimentação balanceada ajuda na saúde dos fios, uma dieta pobre e inadequada pode ser responsável pelo surgimento de problemas capilares, como queda, ressecamento e fios opacos.

Pensando nisso, nós vamos mostrar os nutrientes e alimentos que são benéficos aos cabelos!

Quais alimentos ajudam na prevenção da queda de cabelo?

A queda de cabelo é um dos primeiros indicativos de que a alimentação não está em harmonia com os fios e é preciso revê-la. Alguns nutrientes são os mais importantes na dieta e podem ser encontrados em vários alimentos.

Confira quais os nutrientes mais valiosos para a nutrição capilar e quais alimentos incluir na dieta para obter bons resultados!

Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo importante por desenvolver uma ação anti-inflamatória. Ele contribui para dar maior flexibilidade os fios e contribui para a absorção de nutrientes como a vitamina A.

Esse ácido graxo não é produzido pelo organismo, sendo que a quantidade adequada ao organismo deve estar presente na alimentação. Entre os alimentos ricos em ômega 3 destacam-se:

peixes de água fria, como salmão, sardinha e truta;
abacate;
semente de abóbora;
nozes, linhaça e chia.
O salmão, por exemplo, também é rico em proteína de qualidade e selênio, o que aumenta a proteção do couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhora a circulação sanguínea, ajudando na chegada de nutrientes ao bulbo capilar.

Sais minerais

Também é importante que uma alimentação voltada à saúde capilar e redução da queda de cabelo seja rica em sais minerais como zinco, ferro e selênio.

Esses nutrientes ajudam na nutrição dos folículos capilares e crescimento dos fios. A ausência, por sua vez, pode resultar em fios quebradiços, secos, finos e opacos, causando problemas como caspa e queda.

Entre os alimentos ricos em sais minerais que devem compor a dieta estão:

lentilhas;
espinafres;
brócolis;
couve;
ovos;
carnes;
feijão e soja;
sementes de girassol e de abóbora;
cereais integrais;
chia;
castanha-do-Pará e castanha-de-caju.
Ao inserir duas unidades de castanha-do-Pará ou castanha-de-caju na dieta diariamente já é possível obter o zinco necessário à saúde tanto capilar quanto do organismo.

Proteínas

A principal composição dos fios de cabelo é queratina, um tipo de proteína. Na verdade, 97% dos fios são compostos desse nutriente. A deficiência proteica ocasiona problemas como ressecamento, opacidade e quebra dos fios.

Para garantir o consumo adequado de proteínas para dar mais saúde aos fios insira na dieta:

carnes;
peixes;
produtos lácteos, como leite e queijos;
ovos;
legumes;
soja;
nozes.
Lembre-se que para não desequilibrar a saúde o importante é consumir proteínas magras, como de carnes, frango e peixe. Sem a reposição proteica o organismo não consegue repor os fios que caem, reduzindo o volume.

Vitaminas

As vitaminas são essenciais para melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo garantindo a chegada de oxigênio e nutrientes às células. A deficiência delas pode resultar na quebra dos fios, queda de cabelo e lento crescimento.

Saiba quais são as principais vitaminas para manter a saúde dos cabelos e em quais alimentos elas podem ser encontradas:

Vitamina C

A vitamina C é antioxidante e auxilia na produção do colágeno que fortalece os fios. Ela pode ser encontrada em:

acerola;
kiwi;
abacaxi;
laranjas;
tangerinas;
mamão papaia;
pimentões;
limão;
folhas verde-escuras;
morangos.

Vitamina A

A vitamina A contribui na produção de glândulas sebáceas do couro cabeludo, evitando o ressecamento. Ela é encontrada em abundância em:

cenoura;
batata doce;
abóbora;
tomate;
beterraba;
melancia;
folhas verde-escuras.

Vitaminas do complexo B

Essas vitaminas ajudam a evitar a queda de cabelo, sendo possível encontrá-las em alimentos como:

folhas verde-escuras;
brócolis;
grão-de-bico;
aveia;
tomates;
ovos;
salmão;
amêndoas;
nozes;
framboesas;
abacate;
lentilhas;
grãos integrais.

Vitamina E

A vitamina E tem ação antioxidante e ajuda no crescimento dos cabelos, melhora da circulação sanguínea, equilíbrio do pH capilar e hidratação. Ela pode ser encontrada em nozes, sementes de girassol e abacate.

Portanto, as diversas vitaminas devem fazer parte da alimentação, pois garantem uma série de benefícios aos fios.

Destaca-se que alguns alimentos oferecem diferentes nutrientes, sendo importante ampliar o consumo deles, como salmão, folhas verde-escuras, sementes, oleaginosas, grãos e outros.

Além de conhecer os alimentos benéficos, é relevante conhecer quais evitar. Os principais vilões para os cabelos são os açúcares, carboidratos refinados como massas e pão branco e álcool.

Esses alimentos elevam a insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal que resulta em prejuízos aos folículos capilares.

Logo, se o objetivo é melhorar a saúde dos fios por meio de uma alimentação adequada que ajude a reduzir a queda de cabelo e outros problemas capilares, invista nos alimentos ricos em nutrientes que atuam em harmonia com os cabelos.


Caso a queda de cabelo ou demais problemas permaneçam ou intensifiquem-se, busque auxílio especializado em uma clínica de cuidados capilares.